Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

SUA EMINÊNCIA GYALWA DOKHAMPA


Sua Eminência Gyalwa Dokhampa 9º Khamtrul - Drukpa Brasil

S.Ema. Gyalwa Dokhampa Jigme Pema Nyinjadh, mais conhecido como Gyalwa Dokhampa (no português Guial.uá Docampa) foi reconhecido pelo seu próprio Guru S.S.Gyalwang Drukpa, por S.S.Dalai Lama e por S.Ema. o 1º Thuksey Rinpoche, como a  9º reencarnação dos Gyalwa Dokhampas, renomados por serem  emanações autênticas de Guru Padmasambhava, de Ling Gesar, o Guerreiro Rei de Ling como também de Phagmo Drupa, discípulo direto de Gampopa e mestre antecessor nas origens da Linhagem Drukpa.

Sua Eminência 9º Gyalwa Dokhampa nasceu em 1981, em Darjeeling, norte da Índia, na família do seu Guru Raíz,  S.S. 12º  Gyalwang Drukpa (líder espiritual e autoridade máxima da Linhagem Drukpa),  filho de  Karma Dorjee (pai) e de Chimey Yudon (mãe).  Um ano depois do falecimento do 8º  Khamtrul Rinpoche Dongyud Nyima, um de seus discípulos, que também fora um de seus tutores regentes, pediu a S.S. Gyalwang Drukpa para procurar a reencarnação do seu mestre.

Durante um retiro no Monastério de Hemis, o líder da Linhagem Drukpa teve uma vivência. Em uma experiência tal como um sonho tal como uma visão, uma pessoa vestida como um sadhu indiano aproximou-se e lhe disse “Eu sou Gyalwa Dokhampa e terei renascimento em sua família”. Esta visão particular reapareceu duas ou três vezes  e, em uma delas, Gyalwa Dokhampa, com aparência muito pobre, velha e doente, falou “Eu tenho ido a sua procura mas você permanece me negligenciando.”

Na  manhã seguinte a esta visão, Sua Santidade recebeu uma carta de uma senhora pedindo preces para seu bebê doente. Logo, sonhou que este bebê era como uma peça de carne frágil na beira de um penhasco e sentiu que precisava cuidar dele  mas, no entanto,   nada fazia, enquanto que o bebê parecia como se estivesse morrendo.

Um dia depois, Sua Santidade recebeu outra carta com a fotografia do bebê e com as palavras de sua mãe informando que seu filho estava morrendo e pedindo por orações. S.S. Gyalwang Drukpa achou que todos aqueles eventos eram indícios e, conversando com sua própria mãe, descobriu  que a progenitora do bebê pertencia a sua familia. Indicações como estas vieram a repetir-se  mais três ou quatro vezes.

Sua Santidade contou sobre estes acontecimentos para seu guru, o 1º Thuksey Rinpoche, que confirmou a identidade do bebê como a reencarnação do 8º Gyalwa Dokhampa Dongyu Nyima. Thuksey Rinpoche  escreveu sobre isso para Sua Santidade Dalai Lama, e obteve a resposta de que, através de três adivinhações, em todas elas houve a confirmação da identidade do bebê como a reencarnação do Gyalwa Dokhampa. S.S. Gyalwang Drukpa  o chamou de Jigme Pema Nyinjadh (a Destemida Compaixão do Lótus).

Os estudos básicos de S.Ema. Gyalwa Dokhampa foram feitos no Monastério Druk Thupten Sang.ngag Choeling, em Darjeeling. Lá, ele passou a infância e a adolescência sob a orientação de seu Guru Raiz, S.S. Gyalwang Drukpa e do Venerável Umze Sherab, outro dos seus principais professores, que fora um discípulo de Trulshik Pema Chogyel (um Siddha da Linhagem Drukpa, também instrutor do 11º  Gyalwang  Drukpa).

S.Ema. Gyalwa Dokhampa  atingiu o grau de Mestre em Filosofia Budista (skt. Acharya, tib. Lopon) na Universidade Monástica Tango,  no Reino do Butão, após completar 9 anos de estudos. A parte de seu Guru Raiz, S.S.Gyalwang Drukpa, entre seus principais mestres estão S.S.Dodrubchen Rinpoche, S.S.Moktsa Rinpoche, S.Ema.Taklung Tsetrul Rinpoche, S.Ema.Adeu Rinpoche e S.S.Je Khenpo. Atualmente,  segue  as práticas secretas interiores do Vajrayana, orientadas por  S.S. o 12º  Gyalwang Drukpa e por S. S. Je Thrizur Tenzin Dhodup (o 68º  Je Khenpo, do Butão).

Sua Eminência ensina em todo o mundo,  despertando um ponto de vista jovem e vibrante nos tradicionais ensinamentos budistas. Desde o ano 2000 ele compartilha seus conhecimentos e o calor de sua personalidade com os alunos do Butão, Vietnã, Malásia, Hong Kong, Taiwan, Singapura, Europa, Peru, México e Brasil.

Como S. S.  Gyalwang Drukpa,  S.Ema. Gyalwa Dokhampa ressalta que o budismo não é uma religião, mas sim, um modo de vida para encontrar a felicidade verdadeira. Ele trabalha na direção de tornar os ideais tradicionais do budismo relevantes para um estilo de vida moderno, e salienta que os princípios budistas podem e devem ser integrados ao quotidiano, através do auxílio aos outros.

S.Ema. Gyalwa Dokhampa e seu amigo do coração e irmão do Dharma S.Ema. Thuksey Rinpoche são os herdeiros espirituais do 12º  Gyalwang Drukpa. Suas responsabilidades espirituais incluem o cuidado dos  numerosos Monastérios e de 35 Centros Internacionais Drukpa  ao redor do mundo, que estão sob a  administração do grande líder da Linhagem, S.S. o 12º Gyalwang Drukpa.


Acesse também o site oficial do Rinpoche: www.khamtrul.org