Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

SOBRE O DRUKPA BRASIL


Drukpa Brasil, o Rugido dos Dragões, é um portal em língua portuguesa da Linhagem Drukpa do budismo tibetano, cuja origem remonta, de forma ininterrupta e direta, a Vajradhara, o Buddha Primordial e a  Shakyamuni, o Buddha Histórico, como também ao grande Pandita e Siddha indiano Naropa.

A visão da profunda sabedoria, inseparável do incomensurável amor, ao tocar as diferentes realidades, manifesta uma natural compaixão  e, espontaneamente, responde a este contato produzindo meios hábeis para ir ao encontro das aspirações, características e pré-disposições dos seres. O Caminho do Despertar, em sua transmissão real, tem como raiz este único e   fundamental veículo, ao mesmo tempo em que é  a base para todas as diferentes formas de ajudar os tantos seres que surgiram durante os incalculáveis períodos de tempo.

Na Tradição Buddhista encontram-se muitos métodos meditativos gerados de acordo com as diversas necessidades e aptidões de seus ouvintes. Todos estes métodos, meio hábeis ou inteligências, são percebidos como Jóias Preciosas que abrem trilhas diante das nossas buscas, iluminam a escuridão de nossas incompreensões e aliviam os diversos tipos de mal-estar presentes em nossa esfera de experiência. Disso, brota o olhar de reconhecimento e apreciação da importância e do valor de todas as distintas formas do budismo, em suas mais diversas tradições, escolas e linhagens de ensinamentos, uma vez que compreendem a diversos métodos com um propósito único – levar benefícios temporários e definitivos a todos os seres.

Os “Dragões”  (no tibetano Drukpa) provêm de uma tradição de yôguis cuja enfâse maior é o budismo na ação,  uma “linhagem práxis” (tib. grub brgyud) como é classificada, em distinção ao foco no conhecimento intelectual, na qual, seguindo o exemplo de seus antecessores, o Despertar Completo pode ser atingido em uma só vida. Seus ensinamentos foram transmitidos pelo que é chamado “o Sussurrar do Néctar do Dharma” ou “a Linhagem do Ouvir” (tib. snyan rgyud), nome dado à corrente de ensinamentos transmitida apenas oralmente de mestre a discípulo. Nessa linhagem certas categorias de instruções eram passadas pelo que foi denominado de  “Transmissão Única” (tib. chig brgyud), indicando a tradição de meditações que eram repassadas apenas para um único discípulo que, então, carregaria a completa linhagem da experiência viva, as transmissões orais e instruções  de tal prática, em sua perfeição e pureza, secretamente, durante sua existência.

Diversas Linhagens de Transmissão da realização completa da experiência última de bem-aventurança suprema chegaram ao Tibete a partir da Índia. Entre elas, as autênticas transmissões desde Buddha Shakyamuni, tais como as Grandes Linhagens provindas  dos realizados Siddhas Padmasambhava, Naropa, Maitripa, Virupa e do Grande Pandita Atisha, enraizaram-se no topo do mundo, a Terra das Neves, o Tibete.

Entre as muitas valiosas correntes de sabedoria da Tradição Buddhista Tibetana, a Linhagem Drukpa tem como fonte principal as profundas transmissões do Dharma e os revelados Termas (do tibetano “tesouros escondidos”) originadas diretamente do fundador da linhagem Tsangpa Guiáre Yêshe Dordje, junto às instruções essenciais de Marra-Mudra e dos Seis Dharmas/Yogas de Naropa – provindos de uma linhagem contínua a partir da Índia desde Tilopa, Naropa e Maitripa, transmitidos e propagados no Tibete principalmente por Marpa, Milarepa e Gampopa -. Ao longo dos séculos, grande parte dos  yôguis Drukpa, praticantes realizados do Marra-Mudra (instrução originada a partir do Siddha indiano  Maitripa), incorporaram à sua prática as transmissões Marra-Ati (ou Marra-Sandhi, do tibetano Dzogtchen) provindas da Índia a partir de Pra-Revajra e transmitidas no Tibete por Guru Padmasambhava, tornando-se também, detentores autênticos desta linhagem de instruções.
Sob a orientação direta do seu  líder espiritual e autoridade máxima – Sua Santidade Gyalwang Drukpa (no português Guiál.uang Drukpa)– e a contribuição de diversos mestres desta Linhagem, este site contempla a história da tradição, a biografia dos seus realizados mestres, os ensinamentos em textos, áudio e vídeo,  além de notícias e curiosidades diversas desta Linhagem de Yôguis Dragões, traduzidos diretamente de seus originais em tibetano e/ou do inglês pelo Comitê de Traduções Drukpa Brasil. Também inclui informações sobre os centros de prática da Comunidade Drukpa no Brasil e no mundo.

Embora tenham nutrido  e orientado praticantes de diversas outras tradições do budismo tibetano, as práticas originais dos yôguis e yôguinis Drukpas, como as surgidas a partir do 1º Guial.uang Drukpa Tsanpa Guiáre e dos Marra-siddhas Guial.ua Gotsangpa,  Drupthob Orguiêngpa, Drukpa Kunleg e Shakya Shri estiveram em risco de se perder.

Por esta razão, S.S. o atual Gyalwang Drukpa  tem direcionado seu foco e energia na expansão e incremento dos ensinamentos da Linhagem, ampliando-os para além de uma religião budista, no sentido do cultivo das qualidades mais nobres e profundas que todos nós podemos desenvolver.

Com a intenção de preservar e enraizar estes ensinamentos, para que eles sobrevivam por muitos e muitos séculos, a ação de Sua Santidade busca gerar benefícios e realizações a todos os seres senscientes.